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sábado, 7 de novembro de 2009

Lúdico


O significado do lúdico no Ensino de Física







Lúdico é um adjetivo referente a jogos, brinquedos, divertimentos, passatempos.

Esta palavra é derivada da palavra Latina ludu que significa jogo. A significação para a palavra lúdico refere-se a qualquer objeto ou atividade que tem por objetivo o divertimento ou a distração. A criança, o jovem e o adulto brincam sem outro objetivo que o próprio prazer em brincar. Quando se brinca deixamos fluir a imaginação de forma prazerosa, divertida e agradável.

O lúdico é relativo ao jogo e é um importante componente do comportamento humano. O lúdico refere-se a divertimento, brincadeiras. Aquilo que tem caráter de jogos. Exemplo: Aquele adulto brinca com as palavras. Esta ação algumas vezes é de natureza lúdica e agradável, embora na maioria das vezes seja utilizada como técnica de dissimulação em relações tensas. Entretanto o adulto, desta forma, pode brincar para se distrair ou atrair amigos.
Da mesma forma que uma brincadeira de mau gosto dispersa os amigos, usar o lúdico no ensino pode não atingir os objetivos educacionais esperados. Isto ocorre muitas vezes quando os professores, por exemplo, usam o brinquedo ou a brincadeira para memorizar ou realçar algum conteúdo. Quando isto ocorre o brinquedo ou brincadeira perde a qualidade lúdica e se torna cansativo e de forma massante. Para o professor bem intencionado o lúdico em sua aula pode parecer ser do bem: "Uma abordagem renovadora". Podem até estar bem estruturados o "mapeamento das competências curriculares no Ensino da Física", assim como, os benditos "conteúdos". Mas a Física não rola, assim como não rola a química, a matemática, etc. para os alunos aquele ensino “lúdico” tornou-se um brinquedo assassino. O professor não pode perder de vista que o lúdico é sempre uma forma de brincadeira. O lúdico não é uma tarefa ruim ou penosa.

Aprender um jogo ou aprender a brincar é um processo de aprendizagem. O recurso lúdico de aprendizagem tem que ter objetivos. Suas variáveis (faixa etária, maturidade, etc.) ditam o grau de dificuldade dos jogos e brinquedos.

Na educação infantil o recurso lúdico é aplicado no desenvolvimento potencial da criança. O raciocínio lógico é explorado através de brinquedos, jogos e situações lúdicas. O lúdico não pode perder sua magia, mesmo no ensino de física.

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